Sobre

O unicórnio é o símbolo da aliança

Em algumas escolas de sabedoria, seu chifre é metáfora de integração dos hemisférios cerebrais direito e esquerdo, a conjunção da mística com a ciência, da razão com a intuição. Também anuncia o surgimento de um novo paradigma que compreende que as soluções aos complexos desafios humanos advém do encontro entre a natureza e tecnologias inovadoras, que estejam aliadas a justiça social e a sustentabilidade.

Partimos do princípio de que a sustentabilidade está dentro de cada um de nós através do exercício constante de ações, percepções e valores que sustentam as escolhas em todos os momentos de nossas vidas. Compreendemos que é imprescindível agirmos para assegurar um mundo que seja capaz de abrigar a vida, não só a humana, mas também de toda a teia ecossistêmica, pois enxergamos o mundo como uma rede viva, complexa e interdependente, da qual todos fazemos parte.

Inspirado pela simbologia do unicórnio e com base na ecologia profunda, o Instituto FLOU desenvolve programas, projetos, cursos e oficinas, fomentando práticas sustentáveis, o resgate da beleza e do encantamento, e a abertura para novas formas de aprendizado. Impulsiona a convivência, construindo um saber-e-fazer que assimile princípios ecológicos, a sabedoria de povos tradicionais, e o melhor que a contemporaneidade pode oferecer, para contribuir com o design de sistemas humanos saudáveis.

Imagem 195

 

MISSÃO

 

Desenvolver coletivamente uma educação para a convivência e a sustentabilidade integral, fundada no respeito por toda comunidade da vida, e no desenho de comunidades saudáveis, é o âmago de nosso fazer.

Agimos nutrindo o desenvolvimento humano a partir da premissa de que o surgimento de um paradigma justo e sustentável estará embasado em atos concretos de sensibilidade, fraternidade, gentileza, cuidado e ternura, advindos de cidadãos comprometidos, criativos, livres, abertos ao saber, ao amor, e na relação indissociável com a biosfera e os mistérios da vida.

 

168647_189685691061032_100000588085381_622457_7746760_n

PERCURSO

Em 2008, a Floresta dos Unicórnios iniciou de maneira informal suas atividades no espaço conservacionista na Granja Viana, desenvolvendo encontros inspiradores com pessoas engajadas em dialogar sobre os desafios vinculados a cultura de paz, saúde integral e sustentabilidade.

Em 2010 formalizou-se o Instituto Floresta dos Unicórnios, organização sem fins lucrativos, permitindo a ampliação dos projetos voltados à educação para a sustentabilidade e convivência. Após 3 anos de uma forte parceria com o espaço conservacionista na Granja Viana (hoje FLOU-Granja), o Instituto FLOU iniciou o ano de 2013 com dois novos espaços: a FLOURBES, na Vila Mariana, e sua mais nova sede em Juquitiba, área rural em meio a mata atlântica, favorecendo a ampliação de projetos voltados a reflorestamento, agroecologia e capacitações, além da parceria com outras organizações e coletivos.