A SABEDORIA MILENAR ATRAVÉS DOS ENSINAMENTOS DA FLORESTA 

 

“Inspirar-se naquilo que é sagrado na natureza e na natureza humana é necessário para sustentar a terra” – Dalai Lama

 

yubrCom o intuito de legitimar, preservar e disseminar o riquíssimo legado cultural e medicinal das diversas etnias indígenas, o Instituto FLOU, desde 2007, apoia práticas de povos nativos, através da realização de oficinas culturais, trabalhos terapêuticos com canto e dança, e rituais de cura com medicinas da floresta.

Para nós, o resgate da sabedoria e medicina ancestral contribui à saúde psíquica, física e espiritual (a última, dimensão que recebe pouca atenção na cultura ocidental). A saúde é um equilíbrio dinâmico, movido pela potência do vivo em se auto-regular, como também criada e sustentada pelas nossas relações e escolhas no nível social, econômico, ambiental e espiritual.  Diante dessa complexidade, a saúde não pode ser abarcada por uma única instituição de tratamento ou visão, como tem sido freqüentemente tratado pela medicina e ciência contemporânea.

Observamos que povos nativos e tradicionais remanescentes compreendem a saúde como um todo integrado, envolvendo uma teia de relações complexas que incluem o ser e sua conexão com o meio e com a natureza.

Nutrimos uma perspectiva e prática espiritual baseada no amor e no sentido profundo de conexão com a vida, que nos permita perceber a unidade entre todas as coisas e o sagrado que permeia o existir.

Não queremos apenas viver bem, mas conviver bem. Participar de um ritual de cura indígena é exercitar o vínculo, re-significar as relações, cultivando a integridade, o equilíbrio e a harmonia. Celebramos esse encontro também no intuito de fortalecer um caminho espiritual integrado a sustentabilidade e a cultura de paz.

OS RITUAIS DE CURA:

Os rituais de cura da FLOU são sustentados por cantos de diversos povos – indígenas sul americanos e norte americanos, Icaros (cantos sagrados dos povos do Peru e Bolívia), afro-brasileiros, entre outros, para permitir-nos um mergulho no universo de sabedoria de cada povo. O percurso do ritual, alia danças sagradas, rodas do masculino e feminino, e a conexão com elementos, que possibilitam a abertura com o universo espiritual e com a sabedoria disponível na natureza. Usamos medicinas da floresta, resinas e incensos para limpeza, e rapé para guiar-nos ao interior de cada um e conectar-nos a teia da vida, recebendo forças e acessando ensinamentos fundamentais para construirmos uma vida equilibrada, sustentável e plena. Por vezes, nossos rituais contam com a participação especial de convidados indígenas de diferentes tradições, que compartilham a sabedoria de seu povo, bem como cantos sagrados milenares de sua linhagem.

OUTRAS MODALIDADES:
Rituais para casais
Ritual de Aprofundamento – a cada 3 meses, para grupos menores. Reservado aos participantes que já estejam na casa há pelo menos um ano.

QUANDO? 

Os rituais gerais ocorrem uma vez ao mês, sempre aos sábados, com início a tarde para a roda de diálogo, orientações e práticas, seguidos do ritual as 18h. O término do trabalho ocorre domingo as 9 da manhã. Todos os participantes descansam juntos após o ritual para a partilha, meditação e café da manhã.

VALORES:
R$ 240,00

Iniciantes: + taxa única de R$ 60,00 além do valor acima, para cobrir a entrevista, acompanhamento do participante com retorno pós-ritual para auxiliar na integração das experiências.

* Inclui o ritual, atividades de preparo e integração da experiência, café da manhã com sopas vegetarianas e frutas, e acompanhamento por email do pós ritual.

urucum1

BENEFÍCIOS DOS RITUAIS DE CURA:

Muitos participantes compartilham adquirir vitalidade, bem-estar e fortalecimento da saúde física; uma compreensão ampliada do seu propósito pessoal, incluindo vocação e potenciais inerentes; e compreensão da vida como uma grande teia interconectada, e experiências englobando sentimentos e sensações como compaixão, cuidado, amor, perdão, gratidão e plenitude. O trabalho de cura  para muitos, os aproxima aos diversos pontos de vista e realidades, facilitando o entendimento e o exercício da humildade, do não julgamento e da

abertura para o diferente – qualidades necessárias para a construção efetiva de uma cultura de paz. A experiência também auxilia na superação de dificuldades e traumas, trazendo novas perspectivas sobre os desafios e problemas enfrentados, contribuindo com clareza e força para que o participante faça as rupturas necessárias nos seus círculos viciosos, iniciando transições para novos caminhos de vida, deixando de serem espectadores passivos e percebendo a relação real entre o que são e o que fazem.

DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES:

” Participar de um ritual de cura é ter a experiência de um encontro com o seu ser maior, interior, aquele que está guardado de baixo de todas as crenças e falsas ideologias que foram passadas pelos seus familiares. É como entrar em contato com a essência mais pura do ser e ver que o caminho é livre de qualquer sofrimento, que tudo dará certo se seguir sua missão interior. Participar do ritual na FLOU, proporciona a doação, a entrega,a troca e fortalece os laços humanos de amor e gratidão, e os laços com o sagrado, com o grande espírito que nos guia, com a mãe natureza”. E.P. – Gerente de Projetos Sustentáveis

 ” Nos rituais da FLOU é que vim a conhecer realmente todo potencial de cura da floresta e das plantas, encontrei um grupo que me apoiou e eu pude vivenciar toda a Plenitude a LUZ Divina que me acolhe sempre que participo de um Ritual”. – T.B. – Bióloga 

“O ritual na Oca resgatou o indígena que adormecia no meu ser – transbordei minha própria natureza. – T.R. Empresário

“Foi um momento de olhar para mim mesma e meus tantos eus; um momento de descoberta, de desvelamento, de desmascaramento, e onde senti de fato um diálogo muito forte entre essas facetas, a todo tempo mediado pela voz doce e serena dos espíritos da floresta…Representou o concílio, o encontro, a união dos meus eus. Experimentei o sagrado e entendido um pouco mais sobre a sabedoria maravilhosa da natureza!” G.S – Educadora 

PARA PARTICIPAR DOS RITUAIS DE CURA:

 

ATENÇÃO: O ritual de cura na Floresta é um espaço orientado àqueles interessados em nutrir um caminho espiritual baseado no exercício do cuidado e na construção efetiva de uma cultura de sustentabilidade. Somente deve se inscrever aqueles dispostos a adentrar processos profundos de auto-conhecimento, comprometidos com as novas responsabilidades adquiridas e transformações advindas do trabalho de cura. A espiritualidade no caminho xamânico exige sério compromisso e disciplina perante o coletivo, a equipe organizadora e a si próprio.

 

PROCEDIMENTOS PARA INICIANTES:

1. ANTES DE SE INSCREVER: leia atentamente os seguintes documentos: 

Apresentação Rituais

 

Preparos, Normas e Contra-Indicações

2. Assista o vídeo dos rituais na FLOU ao lado.

3. Consulte se há vagas disponíveis para o ritual que deseja paricipar através do email: rituais@florestadosunicornios.org.br

4. Baixe aqui e preencha a ficha de anamnese e termos de compromisso. Envie a mesma escaneada ao nosso email preenchido no computador e assinado a mão. 

Ficha

 

5. Após recebimento da ficha e termo de compromisso, a equipe enviará dados para depósito e marcará uma entrevista por telefone com o participante.  

 

IMPORTANTE: Somente reservamos vaga após envio da ficha preenchida, depósito e entrevista. Por conta da alta demanda e de vagas limitadas, caso o participante venha cancelar sua participação, não haverá reembolso do valor, nem possibilidade de utilizar o crédito para datas posteriores.

 

CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS!

Plantando Consciência: www.plantandoconsciencia.org

Amigo Da Alma: http://www.amigodaalma.com.br