A Jornada Sagrada Xamânica do Instituto FLOU proporciona um período estendido para permitir que o participante aprofunde e fortaleça sua relação com as plantas visionárias, seu caminho de cura e transformação, explorando sua complexidade e encontrando meios mais saudáveis e alegres de viver. O retiro espiritual nos transporta à ternura da mãe natureza e à vastidão do cosmos, nos conectando com as dimensões sagradas que trazem sentido e integridade, revelam verdades e forças pessoais. A jornada inicia processos de mudança profunda nos permitindo a retomar a direção de nossas vidas, rememorando nossas histórias pessoais e ancestrais, e missões singulares na Terra.

Empodere, nutra e traga sentido a sua existência…. … Viaje pelo universo dos povos ancestrais e descubra sua voz e medicina pessoal

Compreendendo a situação de desordem e destruição planetária, como também a busca humana por experiências transcendentais e pela conexão com as matrizes da vida, damos suporte para que participantes possam experimentar e acessar suas dimensões espirituais. Somos movidos, não só pela força e libertação individual que esse trabalho de cura proporciona, mas também pela compreensão de que quando pessoas entram em contato direto com sua essência (Self) e as energias que sustentam a vida e o universo, sua saúde, visão de mundo e ética são profundamente impactadas. Padrões comportamentais, escolhas, valores e princípios são reorganizados e direcionados a acolher os movimentos que contribuem para o cuidado com a vida. Pessoas que desenvolvem um fluxo mais harmônico e da psiquê e uma consciência e espiritualidade ampliada irão naturalmente contribuir mais com sua comunidade, família, amigos e com a sociedade.

 

bane fogo 2sementesdanca jiboia'

 

NOSSO PROGRAMA:

A Jornada Sagrada com dieta Xamânica da FLOU conta geralmente com a participação especial de representantes indígenas de diversas etnias  que são convidados a alguns momentos do trabalho e compartilham suas medicinas, a cultura e histórias de seu povo. O Instituto FLOU oferece um caminho singular para explorar noss0 universo pessoal e ancestral, cuidadosamente tecido a elementos e práticas de povos aborígines, desdobrando-se além do trabalho tradicional para oferecer os participantes uma experiência amorosa, segura e autêntica. A equipe cuidadora dessa jornada sustenta o espaço com ternura, auxiliando os participantes a desenvolver uma relação profunda com a teia da vida e experimentarem a magia que se desvela quando também aprendem a mover-se pelo caminho do amor, do perdão, da entrega e da beleza. Como entendemos que não há alegria ou cura sozinho, nosso programa oferece a jornada individual paralelamente integrada aos aspectos de cura do coletivo. 

Enfatizamos não só a interação do participante com as plantas medicinais, mas também nutrimos a convivência através de atividades e dinâmicas que ajudam a desenvolver a compaixão, a empatia, a generosidade, o não julgamento e o perdão.

Além de trabalharmos os aspectos da comunidade humana e da conexão com a terra, aliamos práticas ancestrais com terapias contemporâneas, traduzindo as experiências dos participantes numa linguagem compreensível para o paradigma ocidental. Parte do processo de cura se consolida a partir da integração dessas experiências no contexto de suas vidas. Nossos facilitadores conduzirão processos através de ensinamentos budhistas, trabalhos com a terra (permacultura, agrofloresta), ecodesign, arte-terapia, e atividades que ampliarão a experiência sensorial com o corpo e o entorno. 

yoga    lavandas trabalho     roda bamboo

formatura 5     cesar mandala        pintura 4

OBJETIVOS:

  • Desencadear processos de cura e de saúde integral (corpo, mente, coração, espírito);
  • Liberar complexos bloqueios emocionais e psicológicos da biografia presente e de vidas passadas;
  • Auxiliar na percepção e dissolução de hábitos insalubres, padrões negativos e vícios que interferem na manutenção de uma vida plena e sustentável;
  • Expandir a força criativa e descobrir medicinas e potências pessoais;
  • Empoderar participantes a se engajarem no mundo, capazes de criar um caminho autêntico e expressivo em suas vidas;
  • Ampliar a percepção, presença e empatia;
  • Interagir e ampliar a compreensão das forças da natureza e conectar-nos com os espíritos das plantas sagradas;
  • Conhecer a cultura, cosmologia e a sabedoria de povos tradicionais/indígenas.

ATIVIDADES:

  • Trabalhos com a terra;
  • Ritos de conexão com os elementos da natureza;
  • Meditações individuais e em grupo;
  • Trabalhos terapêuticos corporais;
  • 3 Rituais de cura com plantas sagradas e medicinas adicionais (ayahuasca, rapé, sananga);
  • Rodas de partilha, orientações e auxílio nos processos de integração;
  • Círculos do feminino e masculino;
  • Roda do tabacco;
  • Banhos de ervas para limpeza e proteção energética;
  • Dieta xamânica;
  • Danças sagradas;
  • Cantos e danças tradicionais;
  • Rito de passagem

Acreditamos num mundo onde cada ser vivo é respeitado e permitido viver em sua plenitude. Nosso trabalho nutre relações profundas, inspirando pessoas a se tornarem cidadãos responsáveis, cuidadosos e solidários, dedicados a mudanças que sustentam a vida e ofereçam saúde, alegria e beleza ao nosso mundo.

 pinheiro 3  flores com orvalho  pintura 3  tania bambus  bane flauta  trabalho kiva

INCLUI:

  • De 5-13 dias com alojamento em quartos coletivos mistos, ou camping; *
  • 3 rituais de cura com ayahuasca e medicinas adicionais (rapé, sananga);
  • Dieta xamânica tradicional desenvolvida especificamente para o trabalho espiritual;
  • Alimentação (ovo lacto vegetariana);
  • Uso de outras plantas curativas;
  • Banhos com ervas preparados para limpeza e proteção energética;
  • Atividades contemplativas, meditações, exercícios de ecologia profunda;
  • Práticas com a terra: agrofloresta, bioremediação e permacultura;
  • Técnicas e práticas para desenvolver a presença, atenção, escuta ampliada, compaixão, cuidado e empatia;
  • Práticas terapêuticas corporais;
  • Rodas de diálogo;
  • Materiais para os trabalhos de arte-terapia;
  • Orientação e auxílio para a integração das experiências dos participantes nas suas vidas;

NÃO INCLUI:

  • Transporte até o local;
  • Produtos de uso e higiene pessoal, toalhas, shampú, sabonete, roupa de cama.

BENEFÍCIOS E TRANSFORMAÇÕES DA JORNADA SAGRADA XAMÂNICA:

A jornada com dieta xamânica leva o participante a uma intensa exploração do “self”, onde ele lidará com complexos bloqueios emocionais e espirituais que residem nas camadas mais profundas de seu ser. Como nos identificamos somente com uma pequena parcela do nosso ser – geralmente o corpo físico e o ego – a maioria de nós opera muito abaixo do nosso potencial. Como consequência, frequentemente levamos uma vida com a sensação de não estarmos completos. Nos círculos de cura aprendemos a navegar além dessas concepções estreitas de quem somos, podendo compreender nossa identidade verdadeira, resgatando as forças que estão latentes em nós.

A participação nesse tipo de trabalho de cura é uma forma particular, específica de acessar conhecimento e sabedoria sobre nós mesmos e o funcionamento do mundo. Durante os rituais de cura podemos receber informações válidas e insights sobre várias temáticas relacionadas a nossa identidade pessoal (desta ou de vidas passadas), e situações que precisamos tratar e curar, para podermos superar dificuldades e traumas e trazer novas perspectivas para os desafios em nossas vidas.

A jornada pode esclarecer as limitações que impomos em nós mesmos, ou que colocaram sobre nós, e afirmar a vida que podemos ter para além dessas limitações. Os participantes após a jornada dizem sair do trabalho se sentindo mais saudáveis, com mais vitalidade e bem-estar, adquirindo uma sensação de mundo que inclui a dimensão espiritual a existência humana, uma compreensão ampliada de seu propósito na Terra (incluindo vocações e potenciais), passando também por experiências de compaixão, perdão, amor e gratidão.

A Jornada de cura é multifacetada e para muitos participantes, permite-os experimentar diversos pontos de vista e realidades, estimulando-os também a exercitar a humildade, o não julgamento e a resiliência para aquilo que é diferente. Essas são qualidades necessárias para a construção de uma cultura de paz e convivência. A jornada é uma experiência de ecologia profunda, onde somos testemunhas da criação da vida, nossa interdependência e nossa conexão com todos os seres do universo.

 bane fogo  pintura 2  bandeiras 3         pinheiro 2   lago quebra dieta  caminho rito 2

QUEM DEVE PARTICIPAR:  Indivíduos que estão a procura de transformações profundas e sistêmicas e estejam interessados em nutrir um caminho espiritual baseado no exercício do cuidado, generosidade e empatia. Participantes que tenham bloqueios ou traumas emocionais/psicológicos, além de padrões negativos, dependências e vícios, ou outros conflitos internos que gostariam de compreender, tratar e curar. Participantes que desejam também trazer mais equilíbrio, serenidade e alegria às relações, e que buscam empoderar-se e conhecer seu caminho autêntico no mundo.

marcelo banhobioarqui 1deb e andrea cob      mari e forno cobpedro e folhasalga boys 2

INFORMAÇÕES:

DATAS:

2015
17 – 21 de Abril (brasileiros) - COMPLETA
29 Outubro a 2 de Novembro (brasileiros) - COMPLETA

2016
5 – 17 de Janeiro (estrangeiros) – COMPLETA 

2017
DATAS A SEREM CONFIRMADA

VALORES:
Jornada de 6 dias:

Valor: R$ 1.660,00

Valor apoiador: R$ 1.900,00 (esse valor nos permite dar descontos maiores a pessoas de baixa renda ou com desafios financeiros, além de direcionar recursos para a infra-estrutura do espaço permitindo que o instituto se desenvolva e auxilie na cura de um número crescente de pessoas)

PAGAMENTO:
Pagamento integral ou em 2x.

  • Primeiro depósito no valor de 50% em conta corrente;
  • 1 cheque entregue ao Instituto no momento da inscrição, pré-datado para o primeiro dia do início do retiro.

Desconto de 5% para casais.
Desconto de 5% para camping.

ONDE: O Instituto está localizado em Juquitiba, estado de São Paulo, 1 hora e meia da capital, em região de Mata Atlântica. 

lago 1'  fog azul arvore  sunset lago  canao 2  trilha mata

 

NOSSA OCA: Nosso espaço cerimonial foi desenhado para inspirar os participantes de suas raízes e asas. Está sendo construído a partir de técnicas de bioconstrução: superadobe (com terra do local), cob, rebocos naturais telhado de bamboo mussô e telhas de pasta de dente reciclado. O corpo de terra nos acolhe amorosamente para o ventre da mãe natureza. O telhado de bamboo, traz a presença do ser elemental do ar, nos direciona aos céus, nos conectando aos nossos ancestrais estelares e as criaturas aladas. A início de sua construção contou com um rito de permissão para integrar a OCA com a terra no entorno. Na fundação encontram-se sementes e tabacco rezado. Nosso espaço cerimonial foi construído coletivamente com a participação de nossos integrantes da teia de cura. Está localizado no nosso vale, de frente ao lago e com a mata atlântica beirando seu entorno.

oca xico1  nevoa oca  oca bambu

FACILITADORES/CONDUTORES:

Nicole Roitberg: Fundadora do Instituto FLOU, educadora e coordenadora dos eixos sabedoria ancestral e educação para a convivência e da comunicação do instituto. Elaboradora e realizadora dos programas xamânicos. Facilitadora na condução dos rituais através dos cantos, danças sagradas, limpeza com resinas e tabaco, jornadas com tambor e roda do feminino.
Marcos Volpi: Educador e coordenador do eixo de bioconservação do instituto. É facilitador nas atividades de conexão com a terra e elementos da natureza. Nos rituais trabalha como Guardião do Fogo. Conduz o diálogo e encaminhamento dos espíritos e presenças que vêm buscar esclarecimento e auxilia na sustentação da energia da egrégora através do Fogo que limpa, purifica e clareia os processos dos participantes.

EQUIPE DE APOIO:
Marianna Perna: 
Historiadora e pesquisadora cultural e artística das expressões de diversos povos. É coordenadora do Eixo Cultura Sem Fronteiras do Instituto FLOU e integra a equipe dos rituais, trazendo defumações, cantos, meditações e respirações,  poemas, contos e orações para auxiliar na jornada de cura.
Marcelo Braulio: Terapeuta holístico, participa com a condução das tigelas de cristal para harmonizar as energias do trabalho e os participantes. Trabalha também na limpeza de pessoas e seus campos magnéticos com cristais e outras pedras.

 

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

Nós trabalhamos com grupos pequenos e temos vagas limitadas. 

1. Leia todas as informações no menu Medicinas da Floresta – Introdução a Ayahuasca e Caminhos da FLOU, como também os documentos anexos nessa página (abaixo)
2. Consulte conosco disponibilidade de vagas para esse trabalho.
3. Se você nunca participou em trabalhos de cura do Instituto FLOU, nos envie a ficha de anamnese abaixo preenchida e assinada.
4. Preencha o termos de compromisso, assine e envio ao nosso email.

Ficha de Anamnese

 

Preparos Para Jornada

 

Responsabilidade Coletiva e Conduta Ética

 

Termos de Compromisso