Oca de Cura: Casa do Amor

67 apoiadores

100,00% Captados de R$75.000

Maio 2014 à Janeiro 2015

Deseja fazer outro tipo de doação?

 

A construção da Oca iniciou oficialmente com o curso de Bioarquitetura e Sabedoria Ancestral,  27 de Junho de 2015, onde colocamos a pedra fundamental. Gostaríamos de agradecer a todos os apoioadores e apoiadoras pela participação e contribuições para que essa Oca emergisse! 

Veja as datas e participe
em um de nossos cursos
e mutirões abaixo!

A Oca da Cura

A Floresta caminha na direção de sua missão: concretizar seu espaço de cura para prosseguir na jornada de conexão com os mistérios da vida e com o sagrado, através de encontros e celebrações, de trocas e novas descobertas, de criatividade e empoderamento, e dos rituais de cura indígena com plantas visionárias.

Convidamos todos vocês a estarem conosco nesse processo de realização, dando forma ao sonho de construirmos uma Oca. Você pode participar do projeto através de qualquer apoio financeiro nas diferentes etapas da construção, doando materiais (listados abaixo), ou participando em nossos mutirões e cursos, colocando as mãos e os pés (literalmente) na massa!

 

O Projeto

O projeto da Oca foi desenvolvido pelo bioarquiteto Francisco Lima, especialista em construção com terra e bambú. Um projeto de baixíssimo impacto que utilizará as técnicas principais de superadobe (terra ensacada), rebocos naturais e construção com bambú. Desenvolvida também para ter seu sistema de resfriamento e aquecimento natural por sua estrutura, dispensa o uso de aquecedores ou ar-condicionado, além de ser priorizada a iluminação passiva (natural) e a energia solar.

No centro do teto, encontramos um grande óculo de vidro de 6 faces. Inspirados nas construções vernaculares (tradicionais) como os teepees dos indígenas norte-americanos das planícies, e as yurtas dos povos nômades da Mongólia, esse centro de luz é o “olho” da Oca, sendo uma ponte de conexão entre a construção terrestre e o cosmos.

A pele da Oca terá desenhos arquetípicos e tradicionais de diversos povos, celebrando a beleza da diversidade e trazendo a sabedoria que reside em nossos ancestrais e nas diversas culturas que permeiam nossa Terra.

Na bioarquitetura, não consideramos somente os elementos e técnicas de construção mais sustentáveis, mas pensamos a arquitetura como um organismo vivo, uma extensão de nossas intenções, que deve nutrir a saúde de todos, e o diálogo aberto com o seu meio (terra, floresta, águas, animais), respeitando todos os seres que ali habitam, visíveis e invisíveis.

A Oca também contará com dois banheiros compostáveis para evitar o uso de recursos hídricos e a sua contaminação.

Galeria de Fotos

Conheça o projeto e suas
7 etapas de construção

1 Preparo do espaço para a fundação acessibilidade, movimentação da terra. Já em andamento.

Previsão: 1.5 meses

2 Construção com técnica de superadobe

Previsão: 3 meses

3 Montagem do Telhado de Bambú

Previsão: 1 mês

4 Contrapiso e piso.

Previsão: 2 semanas

5 Elétrica e iluminação.

Previsão: 1 mês

6 Acabamentos Gerais

Previsão: 2 meses

7 Banheiros Compostáveis

Previsão: 1.5 meses