O estabelecimento de uma cultura capaz de transformar de maneira ética, amorosa e sistêmica as tensões que ameaçam a vida em nosso planeta somente se dará com uma nova forma de educar, que traga à luz o ser humano inserido na teia da vida, e que leve em consideração todas as suas dimensões.

Partindo dessa premissa, os programas de formação do Instituto Floresta dos Unicórnios são construídos e sustentados por uma educação transdisciplinar e biocêntrica, fundamentada na afetividade da vida, no compartilhar e na construção coletiva de experiências, sentimentos e saberes. O caminho pedagógico da FLOU tem como objetivo aprimorar a convivência, ampliar a autonomia e a criatividade, instrumentalizando seus participantes a articular ações significativas e sistêmicas, efetuando mudanças saudáveis e sustentáveis no trabalho e na vida pessoal.

dominic eco 2010

 

“A reconstrução de velhas pontes e a criação de novas, que a abordagem transdisciplinar permite, poderá contribuir para que a Educação e o mundo tornem a encontrar o encantamento perdido.” – Basarab Nicolescu.

Imagem-326

Para isso, o Instituto FLOU oferece diversas atividades e oficinas de alimentação saudável, mutirões de bioarquitetura, plantios com sistemas de design em permacultura, experimentação de novos hábitos sustentáveis, práticas de mediação de conflitos fundadas em metodologias sociais e na cultura de paz, entre outros. Sua principal jóia é a Ecoformação, um programa de 152 horas de capacitação nas diversas áreas de sustentabilidade, que atua como laboratório de convivência humana trabalhando desafios coletivos para despertar o potencial humano na construção de ambientes e comunidades sustentáveis.

Saiba mais sobre a ECO ’AQUI’