Bioconservação

“Você ainda não fez nada até cavar um buraco, plantar uma árvore, aguá-la, e fazê-la sobreviver.”  – Wangari Maathai

A Floresta dos Unicórnios acredita na importância vital de convivermos com a comunidade da Vida, percebendo que os reinos animal, mineral e vegetal são interdependentes. A humanidade que nos habita depende do cuidado e amor que temos com toda a teia da vida e com nossas florestas. Por isso, em 2013, a FLOU esticou seus braços para acolher uma área rural em Juquitiba, que inclui floresta e desmatamento, como sua nova sede. 

Esse núcleo objetiva desenvolver projetos futuros que incluam sementeiras e viveiros para reflorestamento de matas nativas, um centro de pesquisa, sistematizando e disponibilizando conhecimento técnico sobre reflorestamento e bioconservação, além de uma área dedicada a práticas de agricultura sustentável e agroflorestas integrados a capacitação de agricultores familiares na nova sede da Floresta em Juquitiba.

“Nós não podemos ganhar a batalha de salvar a natureza sem forjarmos um vínculo emocional entre nós e as espécies, pois não lutaremos para salvar aquilo que não amamos.” – (Steven Jay Gould)

A sede em Juquitiba conta com o trabalho de reflorestamento da mata atlântica, projeto de agrofloresta, e programas diversos como Mutirões Xamânicos, Caminhos da Conexão, Retiros Espirituais com Dietas Xamânicas, e programas especiais em feriados.

site caminho 5 site caminho 4

 

O Programa contínuo, CAMINHO DA CONEXÃO, ocorre uma vez ao mês. São encontros de fins de semana integrando ações e aprendizados que permeiam a bioarquitetura, permacultura, ecodesign, culinária vegetariana, auto-conhecimento através de práticas corporais e meditações, plantios, recuperação de solos, e rituais de conexão com a terra. O foco se dá no exercício do cuidado em suas diversas dimensões e da convivência profunda. Coordenado pela Equipe FLOU.

Confiram os programas ao longo do ano que ocorrerão no espaço sagrado da Floresta em Juquitiba em nossa Agenda!

site caminho1caminho 11caminho 10caminho 9caminho 8caminho 7caminho 6caminho 5caminho 4caminho 3caminho 2caminho 1